sábado, 21 de maio de 2011

Cinema 4D

Olá pessoal,

essa semana estava lendo o baixaki, algo que gosto de fazer muito quando tenho algum tempo vago. E fiquei impressionado com a evolução do cinema, ou melhor, da tecnologia cinematográfica.

Como se já não bastasse a inserção/descoberta da tecnologia 3D, estamos tratando agora de uma tecnologia ainda mais aprimorada. A tecnologia 4D.

Em resumo, essa tecnologia combina os efeitos visuais dos objetos saltando da tela, com um sistema de áudio de múltiplos canais e uma cadeira que possui efeitos "motion", ou seja, que lhe proporcionam certas vibrações, oscilações, conforme o filme é repassado. Isto para que, possamos nos sentir dentro do filme.

É impressionante como toda tecnologia evolui muito rápido, e essas descobertas e aprimorações na área cinematógrafica já estavam mais do que na hora de chegar. Ora, com tanta gente pirateando filme por aí, compartilhando filmes em RMVB pela internet não se tinha mais motivo nenhum para efrentar algumas filas, sair de casa e ver um filme tradicional. Essas novas tecnologias estão resgatando as pessoas ao cinema.

Mas, como funcionam essas cadeiras?

Não há muito mistério e nem o que enrolar.

Primeiramente, como num filme que é dublado, existe uma equipe por trás de tudo. Que faz a programação da cadeira, adiciona os efeitos de acordo com o que passa no filme. Feito isso o filme 4D é repassado as salas que possuem cadeiras D-Box. Estas com ajuda de um aparelho recebem a programação que é sincronizada com o filme. Aí então, é só curtir.

Fico me perguntando quando isso vem pra cá onde eu moro, o jeito é esperar.

Para que curtiu como eu, fica ai um video da apresentação da cadeira D-Box.

Para quem não curtiu e queira ir num cinema sem "essas frescuradas" é só desativar a cadeira e tudo volta ao normal :D


0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites